Nunca saio sem Make: Cronograma capilar : Cabelos lindos e saudáveis
Image Map

Cronograma capilar : Cabelos lindos e saudáveis

Oi gente! Nos post de hoje abordarei um assunto muito importante sobre cuidados com o cabelo. Muita gente me pergunta: O que eu faço para ter o cabelos bonitos e saudáveis? Qual produto usar? Qual a melhor marca? 
Muita calma nessa hora, primeiro que não existe dormir com o cabelo detonado e acordar com ele recuperado. Não existe a melhor marca e nem o melhor produto, o que existe é uma rotina de cuidados semanais para que você tenha um resultado satisfatório e duradouro. Vamos aos detalhes?

E onde entra o cronograma capilar?
Entra na rotina de cuidados.... cronograma capilar é a rotina que será traçada para preencher as necessidades do seu cabelo, seja cuidados específicos de acordo com o dano. 

Qual máscara capilar escolher? Hidratação, nutrição ou reconstrução?
Muita gente não sabe que existem máscaras com diferentes funções, nem toda máscara é de hidratação. Quando dizem: Hoje hidratei o meu cabelo! Hmmm... será que hidratou, nutriu ou reconstruiu? Esses conceitos são extremamente importantes para que seu cabelo tenha a necessidade suprida... sabe quando você usa uma máscara que não deu muito certo no seu cabelo? Então... o problema é que seu cabelo pode não estar precisando dos nutrientes do produto em questão, ou seja, você pode estar "alimentando" seu cabelo com o nutriente errado.

Vamos aos conceitos?

Hidratação: reposição hídrica, repor a água perdida. Quando bebemos água estamos hidratando o nosso corpo, e não poderia ser diferente com os cabelos.

Nutrição: reposição lipídica, repor óleo. A nutrição sela o fio e ajuda a manter a água dentro do mesmo, ou seja não permite que a água saia do fio.

Reconstrução: reposição proteica, reposição da massa. Nossos fios são expostos a agentes agressivos todos os dias e da mesma forma que uma casa precisa de reforma de vez em quando, o mesmo acontece com o fio, precisa de firmeza para se manter forte e saudável.

Nesta tabela há informações sobre cada etapa do cronograma, como observar a necessidade do seu fio e como identificar os agentes nas máscaras.



Essa rotina é semanal, então é legal você fazer uma tabela para se organizar. Aqui eu mostro a tabela padrão (que foi por onde comecei) e conforme eu fui conhecendo as necessidades do meu cabelo, ela foi sendo adaptada (e pode continuar sendo).

Tabela padrão



Minha tabela atual




Mais informações no vídeo




Farei vídeos mostrando minhas máscara dentro de cada etapa. Se ficar mais alguma dúvida não exite em me perguntar!
Bjs

6 comentários:

  1. muito bem explicadinho,kkk, ficou otimo o video e as dicas muito util, faço há uns 8 mêses o cronograma e realmente meu cabelo é outro, muito obrigado.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona né ? Obrigada por comentar linda! Bjs

      Excluir
  2. Olá Verena
    vc poderia me indicar uma mascara pra hidratação , uma pra nutrição e uma pra reconstrução .deste ja agradwço sua atenção..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi verena sua linda adora seus vídeos bem proveitoso me indica um creme de pentear para cabelo cacheado e um shampoo bjs

      Excluir
  3. INdico vários... aqui no blog e no canal estou sempre dando dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Verena... Amo seu canal e seu blog <3
    Tenho uma dúvida em relação ao cronograma capilar: Devo alternar somente os cremes de tratamento ou os shampoos também? Qual shampoo devo usar sempre? Um hidratante?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!!!Responderei em breve!